Outras características psicológicas

 

Predominância do locus de controlo interno

São pessoas que acreditam existir um nexo entre o que fazem e o que lhes acontece, tendendo a atribuir os resultados a si própria e não a fatores externos, como a sorte ou o azar ou a má vontade da chefia ou do professor, essas pessoas são referidas como tendo locus de controlo interno.

Para as organizações essas pessoas geram diversas vantagens, como por exemplo, mais motiváveis, menos necessidade de controlo, normalmente hábitos mais saudáveis, menos absentismo, melhor desempenho em tarefas mais complexas e em cargos de chefia.

 

Elevado grau de Automonitorização

Grau em que as pessoas ajustam a forma como se apresentam aos outros.

Nos graus elevados, as pessoas procuram atuar de acordo com as situações.

Atribuem importância ao contexto e prestam-lhe mais atenção, tentando ajustar o seu comportamento às convenções próprias da situação (camaleónicas), são mais adaptáveis, requisito para, por exemplo, vendas ou consultoria.

 

Elevado grau de Autoeficácia

Convicção de uma pessoa em ser capaz de executar o comportamento necessário para obter determinado resultado.

Expectativas de sucesso elevadas podem conduzir ao sucesso, pois predispõe as pessoas a serem mais persistentes. Conduzem a esforços mais ativos e maior disponibilidade de aprender fazendo.

A investigação sugere que a perceção de autoeficácia generalizada pode ser tomada como um preditor do desempenho numa grande diversidade de situações e períodos temporais.

 

Crie o seu site grátis Webnode