EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Setembro de 2015 – à data
Responsável pelo projeto Displr em Lisboa (área comercial e técnica)
Displr - Comunication where it matters (Start up da Universidade do Minho)
Para saber +
Agosto de 2013 - Abril de 2015
Gestor de conta/Account Manager (Responsável de Marketing)
Projecttime, Distribuição de Equipamentos Eletrónicos, Lda
Para saber +
Maio de 2013 - Junho 2013
Diretor de Marketing
SafeTic Portugal
Lisboa, Avenida Duque de Loulé, Telefone: 213 136 169, www.safetic.pt
Área de negócio: Tecnologias de informação - controlo de acessos
Principais atividades e responsabilidades: agendar telefonicamente, reuniões em IPSS e outras associações, apresentando-me como diretor de marketing à procura de oferecer uma solução biométrica através de uma campanha, onde apenas o comprador pagaria um contrato de manutenção. A realidade era que o contrato de manutenção, pagava o equipamento dez vezes mais caro.
Motivo de saída: estive menos de dois meses, não me identifiquei com a cultura organizacional
Junho de 2012 - Abril 2013
Comercial
Lex Operandi
Coimbra, telefone: 239 918 042, www.lexoperandi.com
Área de negócio: Recuperação de crédito
Principais atividades e responsabilidades: responsável pela zona de Lisboa, organizar prospeção por zonas de modo a otimizar os processos de deslocações, agendar reuniões, organizar, formar e motivar, equipas de comissionistas da zona atribuída, prestar contas uma vez por mês em Coimbra.
Motivo de saída: fui aliciado para um projeto na área tecnológica, que sempre me motivou.
2009 - 2012
Consultor imobiliário
2012 – Angariador da Rede imobiliária Remax (Remax Ábaco, Campo Pequeno. Lisboa)
2009-2012 – Angariador da Rede imobiliária Fitamétrica (Benfica, Lisboa), que depois foi comprada pela Century21, onde estive 4 meses, quando saí para Remax, em Abril de 2012, era o melhor consultor em Lisboa e o 14º a nível nacional.
Principais atividades e responsabilidades: angariação de imóveis para venda e aluguer, gestão dos proprietários, design de publicidade e estratégia de marketing para promoção dos imóveis, gestão dos potenciais interessados e registo em CRM de todas as atividades.
Motivo de saída: Quando deixei a área de publicidade queria dedicar-me mais à área comercial, entrei no imobiliário por considerar uma boa escola de vendas, saí, porque pensava ser o momento ideal para colocar a minha experiência em áreas mais atrativas para mim, como veio a ser o caso das áreas tecnológicas.
1989 - 2009
Desenhador gráfico/comercial/chefe de equipa/diretor comercial
Esta etapa foi dedicada às artes gráfica, entre projetos pessoais e por conta de outros, foi uma época de grande atividade e de uma atividade profissional que permitia ter várias ocupações simultâneas, entre horários das 9 horas às 24 horas, incluindo fins-de-semana.
Comercial/chefe de equipa/diretor comercial
1999-2009 – De Comercial a Diretor comercial, das empresas de design e artes gráficas “Design Ideal, “Edelvaisse” e “Cadmo”.
1996-2009 – Angariador de publicidade para as publicações das editoras Citécnica e Mediprensa, Jornal Noticias Médicas, de gestor de equipa de comerciais a Diretor comercial.
Principais atividades e responsabilidades: com naturalidade, foi convidado para a área comercial, entre sócios de projetos ou empregadores, foi consensual que tinha toda a vocação, tanto como comunicador como para gestor e motivador de pessoas. Em todos os projetos estes, terminei como responsável da área comercial e da área de marketing e publicidade. Definição de processos de prospeção, acompanhamento, reuniões, fecho, formações de comerciais, até à estratégia de marketing, escolha de temas para captar publicidade de laboratórios, promoções, campanhas…
Desenhador gráfico/Graphic designer
1995-2009 – Paginador e Designer de todas as publicações das editoras médicas “Citécnica e Mediprensa
1992-1995 – Desenhador gráfico (maquetista) no jornal diário “Correio da Manhã”
1990 - 1992 - Desenhador gráfico (maquetista) na revista “semana ilustrada”, revista amor, jornal “o policial”
1989 - 1990 - Desenhador gráfico (maquetista) do Jornal diário “O Dia”
1989 - Montador gráfico de várias publicações na gráfica “Congráfica”
Principais atividades e responsabilidades: criação, maquetes, paginações, tratamento de imagem, conceção de textos, acompanhamento em gráfica da impressão e acabamento…
Motivo de saída da área: a saída da área foi radical em 2009, senti na altura que queria fechar um ciclo, queria fazer parte de projetos maiores, onde a minha experiencia de marketing pudesse ser consolidada com uma futura aprendizagem da área comercial e foi o que fiz.
Em relação às saídas dos projetos ou empresas, saiamos de um porque já não era possível conciliar e botávamos pelo que dava mais dinheiro (belos tempos).